Projetos sociais

APAARN

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande do Norte (APAARN) foi uma das instituições beneficiadas pelo projeto social da Amatra 21 no mês de abril. A juíza do trabalho Rachel Villar visitou a associação, criada em 1996, para realizar a entrega de material escolar, de expediente e limpeza para a APAARN.

 

Surgida da necessidade dos pais encontrarem apoio e suporte técnico para a educação de seus filhos autistas – um grave distúrbio de desenvolvimento que compromete a socialização, a comunicação e a imaginação, ainda sem registro de cura – a entidade recebe atualmente 45 pacientes com idades entre 2 e 29 anos.

 

Oferece tratamento terapêutico, psicoterapia, psicomotrocidade, atendimentos pedagógicos individuais e grupais para os portadores da síndrome de autismo e transtorno global do desenvolvimento.

 

Valtemir Moura de Oliveira tem um filho autista de 23 anos e é voluntário na APAARN. Ele relata que a maior dificuldade encontrada é a desinformação dos próprios pais e o diagnóstico tardio do autismo. A estimativa estatística é que 6 mil pessoas sofram do distúrbio no estado, sendo 500 deles em Natal.

 

“As crianças que estão sendo acompanhadas hoje aqui serão bem mais independentes que aquelas do início da associação porque estão sendo melhor preparadas desde cedo”, avalia Valtemir.

 

A APAARN fica localizada na Rua Nilo Ramalho, nº 1724. O telefone para contato é o 3211-8354.

Fotografo: