Notícias

13 de setembro de 2022

Posse da Procuradora-chefe, Cibele Benevides, como Titular na Academia Norte-riograndense de Letras Jurídicas

 

No final da tarde do dia 09 de setembro de 2022, a presidente da Amatra 21, Daniela Lustoza, participou da posse da Procuradora-chefe da Procuradoria Geral da República no Rio Grande do Norte, Cibele Benevides, como titular da cadeira 02 na Academia Norte-Riograndense de Letras Jurídicas. A cadeira 02 foi ocupada pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça, José Augusto Delgado, e tem como patrono Amaro Cavalcanti. 

Na ocasião, a presidente do TRT 21 e associada da Amatra 21, Pérpetuo Wanderley, também integrante da Alejurn, proferiu discurso de saudação à empossada, ressaltando que "a nova Acadêmica, Cibele Benevides, tem destacado desempenho nas lides jurídicas e amplia a representação feminina nesta casa com sua expressiva atuação, na qual afirma o compromisso da busca pela efetivação do princípio constitucional da igualdade para que as mulheres conquistem espaço e o reconhecimento da sua competência". Em seu discurso, a nova integrante da Alejurn ressaltou o tamanho da responsabilidade em aceitar ocupar a cadeira 02 e destacou que "só há democracia com igualdade. 

Uma igualdade que saia do papel. Uma igualdade cultural, que exista em nosso cotidiano. Ter direitos previstos e não concretizados é comum, e essa realidade somente poderá mudar quando houver uma escolha ativa para concretizar princípios constitucionais, uma verdadeira "vontade de Constituição". É um agir impulsionado pela vontade de concretizar, de realizar um princípio constitucional, com toda sua força normativa". Enfatizou, ainda, que, "dentre 40 (quarenta) Cadeiras, 06 (seis) delas agora serão ocupadas por mulheres. Com muita honra estou ao lado da Dra. Maria do Perpétuo Socorro Wanderley, Dra. Zélia Madruga, Dra. Isabel Meira, Dra. Estefânia Viveiros e Dra. Lúcia Jales. Obrigada por terem aberto o caminho e dado o exemplo". Também participaram da solenidade a secretária-geral da Amatra 21 e Juíza em atuação na 1ª Vara do Trabalho de Natal/RN, Marcella Alves de Vilar, e o Juiz Auxiliar da Presidência do TST e titular da 2ª Vara do Natal de Natal/RN, Luciano Athayde Chaves.

Clique aqui para ter acesso ao Discurso de posse da Procuradora-chefe Cibele Benevides.

Clique aqui para ter acesso ao Discurso de saudação da Presidente do TRT 21 e associada da Amatra 21, Pérpetuo Wanderley