Notícias

06 de maio de 2022

Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região retoma Programa "Trabalho, Justiça e Cidadania - TJC"

Capacitação dos professores envolvidos na iniciativa de 2022 ocorre nesta sexta (6) e sábado (7).

Suspenso desde o início da pandemia, em 2020, o Programa "Trabalho, Justiça e Cidadania" (TJC) começou a ser retomado nesta sexta-feira (6) e sábado (7). Na ocasião, visando replicar as noções de Direito do Trabalho, Ética, Cidadania e Justiça à Comunidade Escolar, professores das escolas públicas e centros de educação profissionalizantes do RN envolvidas na iniciativa deste ano estão participando de capacitação na Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 21ª Região.  

Durante os dois dias serão ministrados conteúdos importantes aos docentes para que os mesmos se tornem multiplicadores em sala de aula, e os estudantes por sua vez, em suas comunidades. Estão participando os Centros Estaduais de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra, Professor João Faustino Ferreira Neto e Professora Djanira Brasilino de Souza, além da Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti. 

No primeiro dia de capacitação, os alunos contaram com as palestras sobre os direitos e deveres do trabalhador com os advogados do Trabalho, Alexandre Pinto e Marcelo Barros; com a juíza do Trabalho, Jólia Lucena Melo, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do RN, Luiz Fabiano Pereira e o servidor do TRT-21, Marcelo Santos. No segundo dia, as aulas serão ministradas pela juíza do Trabalho, Aline Pereira e pelo servidor do TRT-21, Thiago Uchôa.

“Desenvolvemos este trabalho desde 2007 com o objetivo de levar cidadania aos alunos dessas instituições públicas. E o melhor canal, sem dúvida, se dá por meio de seus mestres. Por isso, nestes dois dias, estamos preparando os professores para que insiram os conceitos de Direito do Trabalho em suas disciplinas.”, explicou a juíza do Trabalho Simone Jalil, lembrando que o principal instrumento utilizado são as cartilhas, que em forma de gibi, oferecem uma linguagem leve e acessível.

A professora do Ceep Lourdinha Guerra, Leodivânia Melchuna, pontuou: “Participo do TJC há mais de 10 anos, passando por diversas escolas, e vejo na vida de cada um de meus alunos como essas abordagens são importantes, principalmente para aqueles que estão na iminência de entrar no mercado de trabalho, já que aprendem desde a importância de ter uma carteira assinada, aos direitos e deveres de um trabalhador”. A colega Lúbia Medeiros, do Ceep João Faustino Ferreira completou: “já vimos que situações que estavam ocorrendo com os pais neste âmbito do trabalho ser solucionada a partir do que o filho havia vivenciado no TJC”.

O programa nacional instituído pela Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho) e aplicado pelas amatras em cada região e que tem no RN a Amatra21 à frente, conta com importantes parcerias, como o TRT/RN, MPT- RN, OAB/RN, Anatra e a SEEC RN, e é coordenado pelas juízas do trabalho Simone Jalil, Rachel Vilar e Marcella Alves.

Autor: Ascom AMATRA21