Notícias

29 de março de 2022

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania começa a ser retomado no RN

TJC é um programa nacional instituído pela Anamatra e aplicado pelas Amatras em cada região. No RN, a Amatra21 conta com importantes parcerias : TRT/RN, MPT- RN, OAB/RN, Anatra e a SEEC RN

O trabalho de levar noções de Direito do Trabalho, Ética, Cidadania e Justiça aos alunos e professores de escolas públicas e de Centros de Educação profissionalizantes do RN vai voltar. Após dois anos sem atividades, por conta da pandemia da Covid-19, as ações do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) desenvolvido pela AMATRA21 estão de volta.
 
As juízas do trabalho que coordenam a iniciativa, Simone Jalil e Rachel Vilar, reuniram-se, nesta segunda-feira (28), com a advogada Roberta Soares, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB RN) e foram recebidas pela secretária adjunta de Estado da Educação, professora Márcia Gurgel. 
 
Na ocasião, foram discutidos o cronograma a ser desenvolvido, as escolas que receberão as ações do TJC RN e a forma como será conduzido o trabalho, uma vez que as escolas ainda estão voltando à normalidade, diante do período em aulas remotas.
 
A capacitação dos professores, que, na iniciativa, são os multiplicadores da cidadania aos alunos dessas instituições públicas, acontecerá nos dias 06 e 07 de maio deste ano, na sede da Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 21a Região (ESMAT21).  
 
A partir destas datas, será desenvolvido o cronograma de atividades do Programa que conta com palestras nas escolas, visitas às instituições como a OAB RN, o Ministério Público do Trabalho (MPT RN) e o Tribunal Regional do Trabalho da 21a Região (TRT RN), fechando com a culminância que deve ocorrer na última semana de novembro de 2022.
 
“Estamos ansiosas com a retomada deste trabalho tão importante para os jovens. Neste mês de abril, já daremos início às visitas às escolas, com a sensibilização dos professores e dos estudantes do ensino médio. Após a capacitação dos professores, em maio, começamos a contar com as palestras de colegas magistrados, advogados, procuradores do trabalho e servidores, que falarão sobre os diversos temas da nossa cartilha”, finalizou Simone Jalil, destacando que foram muito bem recebidas pela secretária, e completou: “o TJC se alinha com a proposta pedagógica e as diretrizes básicas da Secretaria de Estado da Educação (SEEC), dando a devida importância à imersão no mundo do trabalho e discutindo a cidadania”.
 
TJC é um programa nacional instituído pela Anamatra e aplicado pelas Amatras  em cada região.  Aqui  no RN a Amatra21 conta com importantes parcerias : TRT/RN, MPT- RN, OAB/RN, Anatra e a SEEC RN.

Autor: Ascom AMATRA21