Notícias

28 de setembro de 2021

Webinário marca as comemoração dos 45 anos da Anamatra

Agenda 2030: Igualdade de gênero, trabalho decente e acesso à Justiça foi o tema das discussões

Para marcar as comemorações dos 45 anos de fundação da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a entidade promoveu o webinário com o tema ‘Agenda 2030: Igualdade de gênero, trabalho decente e acesso à Justiça. O evento aconteceu no início de noite desta terça-feira (28), com transmissão simultanea pelo canal da TV Anamatra no Youtube e pela fanpage da entidade no Facebook.  
 
O evento contou com as conferências da vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e ex-presidente da Anamatra Maria Helena Mallmann, e a juíza do Trabalho, Martha Halfeld Schmidt, presidente do Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna das Nações Unidas (Unat).
 
Na abertura do evento, o presidente da Anamatra, Luiz Colussi, explicou a escolha do tema do webinário, com foco na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). “Falar de sustentabilidade é falar da missão histórica institucional da Anamatra de atuar na defesa dos interesses da sociedade, da valorização do trabalho humano, do respeito à cidadania. É falar de justiça social, de moralidade pública, de dignidade da pessoa humana. É dizer também da importância dos Poderes da República e da preservação dos princípios democráticos que regem o nosso país”.
 
Colussi também agradeceu simbolicamente os magistrados e magistradas do Trabalho, de ontem e de hoje, que ajudaram a construir a história do movimento associativo da Magistratura. “Ao celebrar esses 45 anos, as palavras que gostaria de deixar são de esperança e de vigilância. De esperança por dias melhores para todos e todas e de vigilância para que os ideais estatutários da Anamatra – de aproximação, cooperação e solidariedade - sejam os nossos guias na luta permanente pela democracia, pelo direito e pela justiça”.
 
Durante o webinário aconteceu o descerramento de placa comemorativa aos 45 anos. Os 21 magistrados e magistradas do Trabalho que presidiram a Anamatra nos últimos 45 anos, os diretores da Anamatra, os presidentes das 24 Amatras e os conferencistas do webinário também receberam troféus com a logomarca comemorativa aos 45 anos.
 
“A Anamatra completa 45 anos de história, com relevantes serviços prestados, não só para a magistratura, como também para toda sociedade brasileira. Em uma época que as desigualdades continuam crescendo, sua importância só aumenta. Parabéns a todos e a todas que fazem e fizeram parte dessa história”, pontuou o presidente da AMATRA21 e membro da diretoria da Anamatra, Higor Sanches.
 
 
 
Sobre a Anamatra - A Anamatra foi fundada em 28 de setembro de 1976, em São Paulo, durante o Congresso do Instituto Latino-Americano de Direito do Trabalho e Previdência Social.
 
Criada para promover maior aproximação, cooperação e solidariedade entre os juízes do trabalho, defendendo e representando os seus interesses e prerrogativas e lutando pelo crescente prestígio da Justiça do Trabalho, a Anamatra é hoje integrada por cerca de 3.600 magistrados e magistradas do Trabalho em todo o país.
 
Ao longo dos seus quase 45 anos de existência, por sua atuação político-institucional, a Anamatra tem se destacado no cenário associativo da Magistratura Nacional, sendo presença marcante na discussão dos problemas de maior interesse da Magistratura, do Poder Judiciário e da sociedade brasileira.
 
 
 
Sobre a Agenda 2030 – A Agenda 2030 da ONU, que contempla os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é um plano de ação que busca prosperidade para as pessoas e o planeta, fortalecendo a paz universal com mais liberdade. O objetivo é a erradicação da pobreza, a proteção ao meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável em termos econômicos sociais e ambientais. O Judiciário brasileiro foi o primeiro país do mundo a indexar mais de 7 mil indicadores aos ODS, sendo mais de 3 mil relativos a atividades jurisdicionais e mais de 3 mil a ações não jurisdicionais.
 
São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas a serem atingidas no período de 2016 a 2030, relacionadas à efetivação dos direitos humanos e promoção do desenvolvimento, que incorporam e dão continuidade aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a partir de subsídios construídos na Rio + 20. Clique aqui e confira a Agenda 2030.

Autor: Ascom AMATRA21
Fonte: com informações da Anamatra