Notícias

19 de março de 2021

Diretoria da Amatra21 encaminha proposta para suspensão de audiências pelo prazo de 15 dias

Posicionamento, diante da piora da crise sanitária do coronavírus, foi apresentado durante reunião com Comitê Permanente de Avaliação de Medidas Preventivas de enfrentamento ao novo coronavírus do TRT21

A Diretoria da Associação dos  Magistrados do Trabalho da 21a Região (Amatra21) reuniu-se, em caráter de urgência, para tratar da questão da suspensão das atividades presenciais do TRT21, em razão da piora da crise sanitária com a pandemia do coronavírus.  O encontro aconteceu em ambiente virtual, no início da tarde desta sexta-feira (19).

Na reunião da Amatra21 foi  traçado um posicionamento que foi apresentado, também na tarde desta sexta, em reunião com o Comitê Permanente de Avaliação de Medidas Preventivas para monitorar e integrar ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

“A Amatra21 se manifestou no sentido de que a magistratura possui uma responsabilidade social, não só com a saúde dos jurisdicionados, mas principalmente com as vidas, neste momento. Diante da informação que recebemos em relação à saúde no nosso Estado, de que não temos leitos disponíveis, remédios básicos para o tratamento do vírus e, ainda com a possibilidade de falta de oxigênio, nossa diretoria deliberou pela suspensão das audiências telepresenciais pelo prazo de 15 dias, esperando uma melhoria da situação e adequação da partes para participação das audiências telepresenciais”, explicou o presidente Higor Sanches.

Após a reunião com o Comitê, a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) suspendeu as atividades presenciais em todo o Tribunal, até o dia 02 de abril.  O atendimento ao público continua na modalidade telepresencial, em todas as Varas do Trabalho da capital e do interior do estado, por meio eletrônico ou telefônico, disponibilizados no site do Tribunal.  

Serão mantidas as audiências de conciliação telepresenciais nas Varas do Trabalho, sendo facultada a presença das partes. Os magistrados ficarão atuando remotamente nas fases de conhecimento e de execução, com a possibilidade de realizar atos por videoconferência. Apenas as audiências de instrução estão suspensas até o dia 02/04.

As sessões telepresenciais do Tribunal Pleno e das Turmas de Julgamento continuarão ocorrendo normalmente. 

O TRT-RN já realiza todos os seus atos processuais no meio digital, utilizando o sistema de Processo Judicial Eletrônico (100% PJe).

A presidência do TRT-RN reforça a necessidade da manutenção dos cuidados com a saúde dos magistrados, servidores, terceirizados, estagiários, advogados e jurisdicionados. E, como medida de prevenção, informa que o Tribunal restringirá o acesso às dependências e dará prioridade ao teletrabalho.

Atividade interna– Será mantido o trabalho presencial nos setores do TRT-RN somente para as atividades consideradas essenciais, em que não seja possível a forma remota, como segurança, manutenção predial, setor médico, tecnologia da informação e comunicação, dentre outras áreas necessárias à manutenção da atividade à distância.

 

Autor: Com informações do TRT21