Notícias

19 de março de 2021

Bate-papo com a juíza do Trabalho Ana Paula de Carvalho Scolari

Março Mulher

O último bate-papo do Especial Março Mulher é com a Juíza do Trabalho, substituta do TRT21, Ana Paula de Carvalho Scolari. Ela conta pra gente o que é a ‘Dor e a Delícia de ser mulher’ entre a felicidade e os percalços da vida feminina: É um paradoxo, pois antes de qualquer situação, devemos ter cuidado para não romantizar o sofrimento e as dificuldades enfrentadas (...) para a mulher, ser feliz significa ser aceita pelo que é e escolheu ser.”

 

1) O que significa "a dor e a delícia" de ser mulher? 

Significa ser feliz e ao mesmo tempo sofrer com os percalços da vida feminina. É um paradoxo, pois antes de qualquer situação, devemos ter cuidado para não romantizar o sofrimento e as dificuldades enfrentadas cotidianamente. Porque para a mulher, ser feliz significa ser aceita pelo que é e escolheu ser. Porém essa é uma batalha a ser vencida em todos os momentos, diante de todos os julgamentos e olhares que recebemos.

 

2) Quais os principais prazeres e maiores dificuldades para conciliar carreira e família ? 

A maior dificuldade ocorre não por ser mulher em si, mas por estar inserida numa sociedade que espera da mulher a perfeição em todos os aspectos de sua vida, quando sabemos que isso é inalcançável e irreal.

 

3) Quais as principais lutas de ser mulher nos dias de hoje?

Uma das principais lutas é não ter que provar para todos, a todo tempo, que é forte e capaz, porque independente do sexo, todos temos nossas particularidades como seres humanos individuais que somos.  

 

4) Qual mensagem a senhora passaria para as mulheres, especialmente nestes tempos difíceis de pandemia?

Se aceitem, com as suas imperfeições. Não precisamos provar nada a ninguém. Você já é e todos os outros já existem.

Autor: Ascom Amatra21