Notícias

27 de janeiro de 2021

Comissão Anamatra Mulheres dá prosseguimento à organização de eventos

Integrantes da Comissão reuniram-se com diretoras e funcionárias da entidade

A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto, e as juízas Patrícia Maeda, Vanessa Sanches e Laura Botelho - integrantes da Comissão Permanente Anamatra Mulheres - reuniram-se, nesta quarta (27/1), com a diretora de Formação e Cultura, Luciana Conforti, e com a juíza Patrícia Sant’Anna, integrante do Conselho Fiscal da entidade. Também participaram do encontro virtual funcionárias dos setores de comunicação e de convênios e eventos da Anamatra.

A reunião teve por objetivo a discussão de detalhes referentes à organização de eventos que serão realizados pela Comissão Permanente Anamatra Mulheres até o final da atual gestão da entidade, que se encerra em maio deste ano. O primeiro destes eventos ocorrerá em março, em torno do Dia Internacional da Mulher. A ideia é que seja realizada uma reunião ampliada, com a participação de lideranças femininas das 24 Amatras, sendo duas magistradas por associação. Para o andamento do projeto, debateu-se sobre a escolha da plataforma adequada, o formato do evento, data e horário de realização, bem como a logística operacional, entre outros pontos.

Sobre o evento - Após uma plenária inicial, com a participação da presidente Noemia Porto e das demais integrantes da Comissão Permanente, todas as participantes serão direcionadas a cinco subgrupos que representarão cada macrorregião do país. Esses subgrupos serão coordenados pelas juízas que compõem a Anamatra Mulheres. Cada grupo debaterá um tema específico, pertinente à realidade daquela região.

Após essa fase, serão compiladas as ideias principais de cada subgrupo, as quais serão apresentadas pelas cinco representantes em uma plenária final, para a sistematização de uma fala comum, a qual será traduzida em um documento. A formalização das proposições construídas contemplarão as principais demandas para o futuro que forem identificadas, pertinentes às questões de igualdade de gênero.  

O evento, que disponibilizará certificação pela Enamatra, deve acontecer no dia 12 de março (sexta-feira), das 14h às 18h. Os nomes das magistradas participantes serão indicados pelas Amatras e, após isso, as integrantes da Comissão entrarão em contato para discutirem previamente as possibilidades de temas a serem discutidos no evento. Maiores informações a respeito da reunião ampliada serão divulgadas em breve.

Associativismo feminino - Já em abril, a Comissão Anamatra Mulheres realizará um evento para debater os primeiros apontamentos identificados na pesquisa “Enigma de Gênero: Mulheres e Carreira no Poder Judiciário Federal”, desenvolvida pela juíza Daniela Lustoza Chaves, integrante da Comissão, em sua tese de Doutorado. A iniciativa teve apoio da Anamatra e foi respondida por mais de 900 magistradas e magistrados. O evento discutirá, entre outras, a temática do associativismo feminino.

O seminário será marcado pelo lançamento de um e-book da Comissão, que apresentará um grande compilado das atividades desenvolvidas pelo colegiado na atual gestão, reunindo artigos, notas públicas, textos e eventos. A ideia é não apenas documentar a importante atuação do grupo na gestão 2019/2021, mas também disponibilizar um rico material para servir de fundamento para pesquisas sobre as questões ligadas à equidade de gênero e para nortear as juízas que integrarão a Anamatra Mulheres no futuro. O e-book ficará disponível para download no site da Anamatra.

Na reunião de hoje, ficou definido que o webinário acontecerá no dia 6 de abril (terça), das 18h30 às 20h, com transmissão pelas plataformas da Anamatra. Nos próximos dias, informações sobre o formato e nome das participantes serão divulgadas.

Autor: ASCOM Anamatra