Notícias

20 de janeiro de 2021

Comissão Permanente Anamatra Mulheres discute calendário de eventos para o primeiro semestre de 2021

Reunião virtual, que foi conduzida pela presidente Noemia Porto, contou com a participação da vice-presidente da Amatra21, que é membro da Comissão.

Os trabalhos da Comissão Permanente Anamatra Mulheres de 2021 foram abertos nesta quarta (20), quando a presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto, conduziu a reunião com as demais integrantes. O encontro aconteceu por meio de videoconferência e contou com a participação das juízas Daniela Lustoza, conselheira fiscal da Anamatra e vice-presidente da Amatra21; Patrícia Maeda, Vanessa Sanches, Deizimar Oliveira, Laura Botelho e Odaise Martins.

Durante a reunião foram discutidas as próximas atividades a serem desenvolvidas pela Comissão até o fim da atual gestão da Anamatra. Nesse sentido, debateu- se a realização de um evento em torno do dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. A ideia é promover uma reunião ampliada, que, além das integrantes da comissão, contará com a participação representantes de todas as Amatras.

Serão formados subgrupos por região, que abordarão temas específicos, pertinentes a cada uma delas. Após a discussão por grupo, será sistematizada uma fala comum entre todas as magistradas, que será traduzida em um documento, o qual apresentará as proposições construídas e as principais demandas identificadas para o futuro, no que se refere às questões de equidade de gênero. 

Também esteve entre as ideias apresentadas a realização de um evento virtual para discutir os primeiros levantamentos resultantes da pesquisa “Enigma de Gênero: Mulheres e Carreira no Poder Judiciário Federal”, integrante do projeto de tese de Doutorado da juíza Daniela Lustoza Chaves, no Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional na Universidade de Fortaleza (Unifor), orientada pelo prof. Dr. Gustavo Feitosa. A pesquisa foi realizada no ano passado e foi respondida por mais de 900 magistrados.

Entre os assuntos a serem discutidos no evento está o associativismo feminino, entre outros importantes aspectos identificados na pesquisa, relativos às questões de gênero. No final do evento, será lançado um e-book que compilará eventos, textos, artigos, de modo a documentar todo o trabalho desenvolvido pela comissão durante a gestão 2019/2021. Maiores informações a respeito dos eventos, como datas, formatos e participantes, serão divulgadas em breve.

"A primeira reunião do ano da Comissão Permanente Anamatra Mulheres foi muito produtiva. Planejamos passos importantes para amplificar o debate, sempre necessário, sobre as mulheres, em especial, relacionado à magistratura e ao associativismo", finalizou Daniela Lustoza.

A preocupação da Comissão Anamatra Mulheres com encaminhamentos relativos ao julgamento com perspectiva de gênero também compôs a pauta da reunião e segue sendo monitorado pelas integrantes do grupo. O tema é uma das grandes prioridades de atuação da Comissão, sendo, inclusive, tema de evento promovido pelo colegiado, em outubro do ano passado.

 

 

Autor: Com informações da Anamatra