Notícias

12 de novembro de 2020

Presidente da Anamatra discute “O trabalho 4.0 e os desafios ao princípio do trabalho digno” em aula inaugural da ESMAT21

Juíza Noêmia Porto conduziu a temática na Aula Magna da especialização em Direito e Processo do Trabalho.

Os impactos da revolução digital na economia e na sociedade brasileira, mais precisamente no que tange às mudanças nas relações de trabalho, levando-se a fundo o Trabalho 4.0, além do princípio do trabalho digno, norteou a aula inaugural da especialização em Direito e Processo do Trabalho da Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 21ª Região (Esmat21). O encontro, que teve a presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto, como convidada especial, aconteceu na noite desta quinta-feira (12), em ambiente virtual.

“O Trabalho 4.0 não é um tema fácil, mas é de extrema importância, e por isso, e porque estamos falando para pessoas experimentadas, para profissionais, não podemos ir pelo senso comum”, disse Noemia, destacando que a aula seria dividida em dois momentos, quando seria feita uma análise estrutural  do marco do mundo do trabalho, relacionando com os aspectos da competência da Justiça do Trabalho, e ao fim discutindo a temática, destacando os desafios dos trabalhadores nesse cenário, levando em conta – ainda -  a questão da pandemia do coronavírus. 

“Analisar o cenário atual do Trabalho no Brasil, fazendo projeções diante do uso das tecnologias e de seus impactos nas relações de trabalho contando com a experiência da Presidente Noêmia, torna a ocasião ainda mais especial e rica em conhecimento”, finalizou o presidente da Amatra21, Higor Sanches pontuando ainda: “Este é um momento de – parafraseado a juíza Noêmia –  trazer e discutir o trabalho como forma de cidadania, na medida em que analisamos o cenário atual em sua totalidade”. 

 

AULA ESPECIAL

Na última quarta-feira (11), dentro do conteúdo desta Especialização, a Amatra21 e Esmat21 promoveram uma aula especial com o ministro do TST, Cláudio Brandão. Durante o encontro  - que aconteceu por meio da plataforma Google Meet –, o ministro discorreu sobre ‘Recursos do Tribunal Superior do Trabalho’.

 

ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO - ESMAT21

O curso traz um conteúdo atualizado com a Reforma Trabalhista e conta com carga horária de 360 horas/aula.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, neste primeiro momento, as aulas serão ministradas de maneira remota, e, a partir das possibilidades, de acordo com os decretos estaduais e dentro das medidas de segurança preconizadas pelas autoridades de Saúde, a volta às aulas presenciais será organizada.

As inscrições podem ser feitas AQUI.  Informações: (84) 99925.2862 / esmat21@amatra21.org.br

 

Autor: Ascom Amatra21