Notícias

14 de outubro de 2020

Anamatra saúda atuação do ministro Celso de Mello em defesa do constitucionalismo social

Decano se aposentou nesta terça (13), após 31 anos dedicados ao STF.

Aos 73 anos, 31 deles no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Celso de Mello se aposentou, nesta terça-feira(13/10), após 50 anos de serviço público, iniciados no Ministério Público de São Paulo, onde ingressou mediante concurso de provas e títulos.

Com um legado de fundamentadas decisões na linha da consolidação do Estado Democrático de Direito, o ministro deixa uma trajetória em defesa da concretização dos princípios e dos valores constitucionais, do reconhecimento dos tratados e convenções internacionais, entre outros preceitos que marcaram a evolução do processo de redemocratização do país.

“Encerra-se hoje uma trajetória exemplar de um ministro, marcada por posições firmes e históricas em defesa dos pilares fundamentais do Estado Democrático de Direito, essenciais para a almejada justiça social”, ressalta a presidente a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Garcia Porto.

A presidente da Anamatra também aponta a expectativa da Associação com a indicação do ministro que vier a ocupar a cadeira deixada pelo decano. “Esperamos que o constitucionalismo social democrático de Direito continue no espectro da Corte suprema, assim como a valorização da Justiça do Trabalho do Brasil”.

Autor: Ascom Anamatra / Foto Rosinei Coutinho (STF)