Notícias

03 de julho de 2020

“Covid-19 - Meio Ambiente Laboral, Responsabilidades e Perspectiva de Gênero” é o tema de novo evento da Comissão Anamatra Mulheres

Debate será realizado no dia 14 de julho, a partir das 18h, com transmissão ao vivo pelas plataformas oficiais da Anamatra.

“Covid-19 - Meio Ambiente Laboral, Responsabilidades e Perspectiva de Gênero” é o tema central de mais um evento promovido pela Comissão Permanente Anamatra Mulheres. O webinar será realizado no dia 14 de julho, a partir das 18h, com transmissão simultânea pelas plataformas oficiais da Anamatra (YouTubeFacebook e Instagram).

O objetivo é promover um amplo debate sobre os impactos da pandemia e do “pós-confinamento” no meio ambiente do trabalho e analisar o papel dos empregadores na promoção de um ambiente laboral seguro. Além disso, será discutido o gritante quadro de desigualdade de gênero evidenciado pela pandemia da Covid-19, e a sua relação com a questão ambiental.

A abertura do evento ficará a cargo da presidente da Anamatra, Noemia Porto. Em seguida, a juíza do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) e representante da Região Sul na Comissão Anamatra Mulheres, Vanessa Sanches, atuará como moderadora do debate.

As convidadas para a discussão do tema são a desembargadora do TRT 9 Marlene Sagumatsu, a juíza do Trabalho  do TRT 8 (PA/AP) Elinay Melo e a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Central Única dos Trabalhadores(Contraf-CUT), Juvandia Moreira. Durante o evento, serão respondidas perguntas enviadas pelo público no e-mail webinar@anamatra.org.br e selecionadas pela moderadora.

Para a juíza Vanessa Sanches, debater questões relativas ao meio ambiente do trabalho num cenário de calamidade pública confere ao tema uma relevância ainda maior. Nesta nova realidade, muitos trabalhadores e trabalhadoras, da noite para o dia, tiveram suas rotinas de trabalho afetadas ou foram colocados em situações de risco nunca antes pensadas.

“Por isso, é premente pensar e discutir quais os limites e a responsabilidade dos empregadores na manutenção de um meio ambiente do trabalho adequado e seguro neste período de pandemia e, também, no pós-pandemia, inclusive no que tange à sobrecarga mental”, defendeu.

A magistrada ressalta que, em meio à pandemia, a desigualdade de gênero tem se mostrado evidente e necessita ser discutida mais profundamente. “As mulheres representam o maior número de profissionais que atuam nas atividades de cuidado, sejam elas ligadas à área de saúde ou não, o que as coloca na linha de frente”.

O webinar é gratuito, não sendo necessária a inscrição prévia dos participantes. A Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra) emitirá certificado (com carga horária de 1h30) para aqueles que acompanharem o evento ao vivo e confirmarem presença no link que será disponibilizado, exclusivamente, na plataforma YouTube durante a transmissão.

Na mesma ocasião, será realizado o lançamento do site Anamatra Mulheres. Na página, serão divulgados as atividades e eventos desenvolvidos pela Comissão, além de diversos conteúdos sobre temática da equidade de gênero, como livros, filmes e documentários. Também será possível visualizar a composição da Comissão, com a apresentação de cada membro integrante.

Para maiores informações, clique aqui e tenha acesso à página oficial do evento.

 

Autor: Ascom Anamatra