Notícias

01 de julho de 2020

Inscrições abertas para o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2020

9ª edição do prêmio distribuirá 60 mil para iniciativas de destaque na área de direitos humanos no mundo do trabalho.

Estão abertas, até o dia 20 de agosto, as inscrições para o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2020, que tem como tema “Direitos Humanos no Mundo do Trabalho”. O prêmio, que é uma realização da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), conta com três categorias – Cidadã, Imprensa e Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).

O objetivo da Anamatra com a iniciativa, que chega este ano à sua 9ª edição, é valorizar ações concretas de promoção e defesa de direitos humanos nas relações de trabalho, atinentes à educação para o pleno exercício dos direitos sociais; ao combate a todas as formas de discriminação no mercado de trabalho; à inclusão de deficientes; ao combate ao trabalho infantil, escravo e degradante; à defesa do meio ambiente do trabalho e à defesa e promoção do trabalho decente.

Podem concorrer ao Prêmio, de acordo com as especificações de cada categoria/subcategoria, pessoas físicas e jurídicas que tenham desenvolvido ações concretas de promoção e defesa dos direitos humanos nas relações de trabalho no período de 1º de junho de 2018 a 30 de junho de 2020.

Tendo em vista a pandemia e as regras e isolamento social, o envio dos trabalhos será feito, exclusivamente, de forma totalmente eletrônica, por meio de link específico, disponível no portal da Anamatra.

Premiação - O Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2020 distribuirá um total de 60 mil reais. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 3 de outubro de 2020, em Brasília (DF). Já relação de finalistas será divulgada, no site da Anamatra, no dia 13 de outubro de 2020.

Haverá um vencedor em cada categoria, exceto na categoria “Imprensa”, que é dividida em quatro segmentos e cada um deles será premiado: impresso (jornal, revista ou internet), televisão, rádio e fotografia (veiculada em jornal ou revista).

O vencedor em cada categoria/subcategoria receberá premiação no valor líquido de R$10 mil, além de troféu alusivo ao Prêmio.

Categorias - Na categoria Cidadã, podem concorrer pessoas físicas ou jurídicas, incluídas entidades não governamentais.

A categoria Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Anamatra, é voltada às ações indicadas e que tiveram participação das Associações Regionais de Magistrados do Trabalho (Amatras) na implementação do Programa pelo país.

Já a categoria “Imprensa”, é dirigida a trabalhos jornalísticos e é subdividida nas subcategorias impresso (jornal, revista ou internet), televisão, rádio e fotografia (veiculada em jornal ou revista).

Clique aqui e confira o regulamento, o link para inscrição, bem como tutorial para envio dos trabalhos.

Autor: Ascom ANAMATRA