Notícias

20 de maio de 2020

Em Audiência Pública, TRT-RN constrói a sua proposta para a identidade organizacional da Justiça do Trabalho

O presidente da AMATRA21, Higor Sanches, participou do encontro.

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) reuniu magistrados, servidores, além de representantes de instituições públicas e de entidades de classe, na manhã desta quarta-feira (20), em ambiente virtual, para a realização de uma audiência pública sobre a proposta de identidade organizacional da Justiça do Trabalho para os anos 2021-2026.  

Na ocasião, fizeram uso da palavra o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho, Amatra21, o Juiz Higor Sanches;  o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-RN), Xisto Tiago de Medeiros Neto; o representante da Astra21, Gilson Vieira de Lacerda; e o representante da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), advogado Roberto Amorim.

A Audiência Pública foi aberta oficialmente pelo presidente do Tribunal, desembargador Bento Herculano Duarte Neto, que destacou a necessidade de adaptação que a instituição está vivendo durante a pandemia do novo coronavírus.

“O TRT-RN segue na trilha da maior eficiência e transparência e, nesta audiência, buscamos trocar ideias, apresentar e tratar da identidade organizacional. Sugestões foram analisadas para a construção coletiva de diretrizes para a Justiça do Trabalho nos anos de 2021 a 2026”, avaliou Bento Herculano.

Em seguida o magistrado gestor de metas do Tribunal, Luciano Athayde Chaves, explicou que o procedimento participativo de construção da estratégia dos TRTs segue a Resolução nº 259 do Conselho Nacional da Justiça do Trabalho (CSJT).

“A Governança e a estratégia são aliadas fundamentais para uma Justiça célere e transparente. A ideia é de planejamento com participação”, esclareceu o juiz.

O servidor Dirceu Victor Monte de Hollanda, diretor da Divisão de Governança Institucional do TRT-RN, explicou que, a partir de agora, toda a Justiça do Trabalho seguirá um modelo único de gestão estratégica, sendo que os aspectos individuais de cada regional serão respeitados.

A Audiência Pública  ainda contou com a participação da coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica do TRT-RN, Karla Motta, que informou terem sido realizadas reuniões com diversos setores do Tribunal para debater pontos estratégicos e contribuir com sugestões para Missão, Visão e Valores da Justiça do Trabalho.

As opções foram colocadas para votação durante a audiência e venceram as seguintes definições: Missão - “Promover a Justiça, no âmbito das relações de trabalho, assegurando a adequada solução dos conflitos e buscando alcançar o equilíbrio e a pacificação social”; Visão - “Ser reconhecida como instituição essencial para a promoção da Justiça nas relações de trabalho e comprometida com a valorização da pessoa humana”; Valores - “Acessibilidade, Valorização das Pessoas, Celeridade, Efetividade, Ética, Comprometimento, Inovação e Responsabilidade Socioambiental”.       

O trabalho da equipe de Governança e Gestão Estratégica do TRT-RN segue, nesta quinta-feira (21), quando haverá uma videoconferência com os TRTs de pequeno porte para validar os trabalhos feitos nos TRTs em cada uma das unidades e apresentar ao Comitê Nacional uma proposta única para o Plano Estratégico da Justiça do Trabalho. Com a validação nacional, será possível avançar para a construção de objetivos estratégicos, metas e indicadores, sempre de modo colaborativo e transparente.

Fonte: Ascom TRT21