Notícias

20 de abril de 2020

Meu herói és tu

Como a criança pode combater o Covid-19.

Um novo livro de histórias que visa ajudar as crianças a entender a Covid-19 foi produzido em colaboração por mais de 50 organizações que trabalham no setor humanitário, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Agência da ONU para os Refugiados (Acnur), a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e a Save the Children.

Com a ajuda de uma criatura mágica, Ario, "Meu herói és tu, como as crianças podem combater a Covid-19!" explica como as crianças podem se proteger e proteger suas famílias e amigos contra o coronavírus e como gerenciar emoções difíceis quando confrontadas com uma realidade nova e que muda rapidamente.

O livro – voltado principalmente para crianças de 6 a 11 anos de idade – é um projeto do Grupo de Referência do Comitê Interagencial Permanente sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Situações de Emergência, uma colaboração única de agências das Nações Unidas, organizações não governamentais nacionais e internacionais e agências internacionais que proveem saúde mental e apoio psicossocial em situações de emergência.

Durante os estágios iniciais do projeto, mais de 1.700 crianças, pais, cuidadores e professores de todo o mundo compartilharam como estavam lidando com a pandemia de Covid-19. A contribuição foi inestimável para a roteirista e ilustradora Helen Patuck e a equipe do projeto, para garantir que a história e suas mensagens ressoassem entre crianças de diferentes origens e continentes.

Para atingir o maior número possível de crianças, o livro será amplamente traduzido, com versões em seis idiomas lançadas hoje e mais de 30 outras em andamento. O livro está sendo lançado tanto como um produto online quanto como um livro narrado (audio book).

     

O livro está disponível em português e outros idiomas. Para fazer o download nas versões já disponíveis, clique aqui.


Citações dos parceiros colaboradores

OMS
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral
"Emergências humanitárias anteriores nos mostraram como é vital lidar com os medos e a ansiedade dos jovens quando a vida que eles conhecem é virada de cabeça para baixo. Esperamos que este livro lindamente ilustrado, que leva as crianças a uma jornada através dos fusos horários e continentes, vá ajudá-las a entender o que podem fazer para permanecer positivas e se manter seguras durante o surto de coronavírus."

UNICEF
Henrietta Fore, diretora executiva
"Em todo o mundo, a vida das crianças foi completamente alterada – a maioria delas vive em países com algum tipo de movimento ou bloqueio restrito. Este livro maravilhoso ajuda as crianças a entender e navegar neste novo cenário e a aprender como podem realizar pequenas ações para se tornarem heróis em suas próprias histórias."

Acnur
Filippo Grandi, alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados
"Este é um recurso importante para crianças de todo o mundo com uma forte mensagem de inclusão no coração – que esta pandemia só pode ser derrotada se todos estiverem incluídos em sua prevenção e resposta. As crianças, incluindo as refugiadas, deslocadas e apátridas, também podem ajudar. Ninguém está protegido, a menos que estejamos todos protegidos."

Autor: Unicef.org