Notícias

12 de novembro de 2019

Seção judiciária da Justiça Federal exibe documentário ´A Juíza´, em Natal

O evento aconteceu nesta segunda-feira (11), numa promoção da Rejufe Mulheres, em parceria com a AMATRA21, REJUFE, Justiça Federal e Esmafe5.

Magistradas e magistrados federais, além de juízas estaduais, do trabalho e procuradoras da República, servidores e servidoras, assistiram ao documentário “A Juíza”, na seção judiciária da Justiça Federal em Natal. O evento aconteceu nesta segunda-feira (11), numa promoção da Rejufe Mulheres – que vem atuando na promoção da equidade de gênero no Judiciário Federal –, em parceria com a AMATRA21, REJUFE,  Justiça Federal e Esmafe5.
 
 “A Juíza” narra a trajetória de vida da juíza da Suprema Corte norte-americana, Ruth Bader Ginsburg, desde o início da carreira, como estudante de Direito na Universidade de Harvard - na qual era uma das nove estudantes do sexo feminino, em meio a quase 550 homens -, até se tornar ícone pop da cultura americana, graças à sua marcante atuação na luta pelos direitos das mulheres e das minorias, tanto como advogada quanto como juíza. 
 
Todos os presentes à sessão puderam conhecer um pouco mais da brilhante trajetória dessa juíza que mudou a posição legal das mulheres americanas, quiçá do mundo, por meio da sua atuação em casos emblemáticos, a partir dos anos de 1970. Hoje com 86 anos, RBG segue na ativa.  
 
Após a exibição do filme, foi realizada uma roda de conversa, na qual a juíza do trabalho do TRT21 (RN), Daniela Lustoza Marques de Souza Chaves, vice-presidente da AMATRA21, participou como debatedora. “É importante conhecer a história da integrante da Suprema Corte Americana, que atuou e atua posicionando-se na defesa da isonomia de gênero. O encontro de debatedoras interinstitucionais proporciona olhares diferentes e enriquece o conhecimento”, pontuou.

Autor: Flávia Freire - ASCOM AMATRA21