Notícias

09 de outubro de 2019

Documentário “A Juíza” será exibido no TRF5 nesta quarta-feira (9)

O evento é uma ação da Rejufe Mulheres, em parceria com o TRF5 e a Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Amatra21).

A trajetória de vida da juíza da Suprema Corte norte-americana Ruth Bader Ginsburg, referência na luta pela equidade de gênero, é o tema do documentário “A Juíza”, que será exibido nesta quarta-feira (9), na Sala Capibaribe (1º andar do edifício-sede) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, às 16h. 
 
O documentário, disponibilizado pela plataforma Videocamp, já foi exibido em alguns tribunais do país, entre eles o Supremo Tribunal Federal (STF), como uma estratégia de mobilização em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o Objetivo 5, que trata sobre a equidade de gênero. 
 
Após a exibição do documentário, haverá mesa de debates, com a participação da juíza do trabalho do TRT21 (RN), Daniela Lustoza Marques de Souza Chaves, da corregedora-geral da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE), Carla Patrícia Cintra Barros da Cunha, e da ex-Secretária Especial da Mulher do Estado de Pernambuco, Cristina Buarque. 
 
Os debates serão mediados pela vice-coordenadora da Comissão Rejufe Mulheres, juíza federal Camila Monteiro Pullin Milan. O evento é uma ação da Rejufe Mulheres, em parceria com o TRF5 e a Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Amatra21).
 
 
O documentário – “A Juíza” estreou mundialmente no Festival de Sundance em 2018 e recebeu duas indicações ao Oscar – melhor documentário e melhor canção original. O trabalho conta a história de Ruth Bader Ginsburg (RBG, como ficou conhecida), que advogou em diversos casos emblemáticos que mudaram a história da justiça americana. Hoje com 86 anos, segue na ativa, tendo se tornado um ícone graças à sua marcante atuação na garantia dos direitos das minorias.

Autor: Ascom TRF5