Notícias

10 de setembro de 2019

Associações de juízes, procuradores, auditores e advogados trabalhistas discutem atuação conjunta em defesa dos direitos sociais

Anamatra sedia reunião com dirigentes da ANPT, do Sinait e da Abrat.

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) sediou, na última semana, reunião com dirigentes da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat) e do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait).
 
A reunião teve como objetivo discutir estratégias de atuação conjunta para a valorização da Justiça, do Ministério Público, da fiscalização e da advocacia, entre as quais nas áreas de comunicação e parlamentar, para fortalecer o sistema trabalhista. “A ideia foi discutir uma pauta consensual de valorização das instituições e das carreiras, imprescindíveis para o equilíbrio das relações econômicas e trabalhistas”, aponta a presidente da Anamatra.
 
Nesse aspecto, a presidente recorda os resultados do relatório do Justiça em Números, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com dados de 2018. O levantamento aponta que a rescisão do contrato de trabalho/verbas rescisórias permanece sendo a demanda mais recorrente do Poder Judiciário, segundo o CNJ. São mais de 43 milhões (43.942.179) de ações, na Varas Trabalhistas, versando sobre temas como seguro desemprego, remuneração, verbas indenizatórias, diferenças salariais e responsabilidade civil do empregador/indenização por dano extrapatrimonial no primeiro grau e mais de 5 milhões (5.231.878) na segunda instância.
 
Participantes – Também participaram, pela Anamatra, o vice-presidente, Luiz Colussi, e o juiz Valter Pugliesi, do Conselho Fiscal. Pelas demais entidades estiveram presentes os presidentes da Abrat e da ANPT, respectivamente, Alessandro Camarano e Angelo Fabiano, a vice-presidente do Sinait, Rosa Maria Campos Jorge, e a diretora adjunta do Sindicato, Vera Lúcia Jatobá.

Autor: Ascom Anamatra