Notícias

05 de agosto de 2019

UNESCO seleciona Projeto Gente Grande para o Criança Esperança

Projeto é desenvolvido pela Associação Beneficente O Pequeno Nazareno e conta com o apoio da Anamatra.

O Programa Criança Esperança, uma parceria da TV Globo com a Unesco, selecionou o Projeto Gente Grande – Turma Semente para recebimento de apoio financeiro no ano de 2020. O projeto é desenvolvido pela Associação Beneficente O Pequeno Nazareno e tem a Anamatra como parceira, por meio do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da entidade.

O projeto Gente Grande, tem como objetivo a construção de projetos de vida para adolescentes e jovens que se encontram nas ruas da cidade, inserindo-os no mercado de trabalho por meio da qualificação e formação profissional na condição de jovens aprendizes. O programa de aprendizagem engloba a Turma Semente e a Turma Fruto. A primeira é voltada para a elevação da escolaridade, desenvolvimento de habilidades profissionais e pessoais, formação cidadã e orientação vocacional. A segunda, para a formação de jovens aprendizes em empresas parceiras.

O diretor Financeiro da Anamatra e presidente da Amatra 11 (AM e RR), Mauro Augusto Ponce de Leão Braga, foi o grande responsável pela mediação entre a Anamatra e esse importante projeto social, se dispondo, desde o início, a facilitar a aproximação entre as entidades, visando sempre a realização de ações específicas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, de modo a promover a Conscientização dos direitos e deveres básicos do cidadão, a integração do Judiciário com a sociedade e qualificação do exercício da cidadania, que são os principais objetivos do TJC. Clique aqui e saiba mais sobre o programa.

O diretor Mauro Braga explica que, na sede da organização Pequeno Nazareno, onde funciona o projeto Gente Grande, há uma porta em cada sala de aula contendo um cartaz com alguns dos sentimentos mais importantes, como esperança, alegria e justiça. “A Anamatra se propõe a ser a chave de uma dessas portas: a da dignidade. Através dessa parceria e dos conceitos de trabalho, justiça e cidadania, a Anamatra pretende auxiliar o projeto Gente Grande para fazer com que os sonhos dessas crianças e adolescentes se tornem realidade. Dignidade é a porta que a Anamatra pretende abrir”.

Para o ex-presidente da Anamatra Guilherme Feliciano, essa conquista é “simbólica e emblemática para todos aqueles que desenvolveram o projeto e que foram à luta, especialmente para a nossa amada Anamatra, que se aproxima de seu jubileu de ouro.  Vou além: para toda a Magistratura do Trabalho, única a ter, por sua entidade nacional, um projeto pró-infância aprovado pela UNESCO, nessa grande vitrine que é o Criança Esperança. Um sonho acalentado por muitos anos, que finalmente realizamos”.

A presidente da Anamatra, Noemia Porto, considera essa uma das melhores notícias das últimas semanas, porquanto revela a importância social da Anamatra e o compromisso da Anamatra com direitos para todos. “A questão da aprendizagem se insere na pauta da Anamatra quanto à uma das importantes estratégias de combate ao trabalho de crianças e de adolescentes. A atual gestão da Anamatra seguirá dando cumprimento e exequibilidade a esta importante parceria”.  

Autor: Ascom Anamatra