Notícias

04 de julho de 2019

Projeto Garimpo começa a produzir resultados em todo país

O software desenvolvido pelo TRT-RN permite o cruzamento de dados arquivados com informações do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

O sistema Garimpo, software desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (TRT-RN), que permite o cruzamento de dados arquivados com informações do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, já está sendo utilizado por outros tribunais do país.

O sistema foi nacionalizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e já começou a ser utilizado, entre outros, pelo Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, o maior do país, que calcula localizar reclamantes, empresas, advogados e peritos, que têm direito a cerca de R$ 100 milhões em depósitos judiciais.

A experiência desenvolvida pelo TRT-RN inspirou o CSJT a editar, em fevereiro desse ano, um ato determinando que nenhum processo trabalhista seja mais arquivado se houver conta judicial com valor disponível.

Só na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte foram identificadas 30 mil contas judiciais ligadas a processos que já estavam arquivados, segundo o juiz auxiliar da Corregedoria do TRT-RN, Luciano Athayde Chaves.

Essa pesquisa sobre depósitos esquecidos pelas partes em processos arquivados já vinha sendo desenvolvido "de forma artesanal", explica o juiz, "mas agora ele tomou um impulso novo com o uso de ferramentas de business intelligence que permite cruzar dados dos processos e dos bancos públicos".

Recentemente, a adoção do sistema Garimpo pelo TRT de São Paulo foi destaque em reportagem do jornal Valor Econômico.

Autor: Ascom TRT RN