Notícias

03 de maio de 2019

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania capacita professores da rede pública do Estado

O objetivo é levar noções de Direito do Trabalho, Ética, Cidadania e Justiça aos alunos, tornando-os multiplicadores de conhecimentos.

Com vistas a levar noções de Direito do Trabalho, Ética, Cidadania e Justiça a professores de escolas públicas (Centros de Educação profissionalizantes) do RN, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) - coordenado pelas juízas do trabalho Simone Jalil, Rachel Vilar e Marcella Alves - está promovendo nesta sexta-feira (3) e sábado (4), uma capacitação para os mestres envolvidos no programa, na Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 21ª Região.  
 
“Essa é uma qualificação direcionada aos professores, a fim de que trabalhem e insiram, durante todo ano, em suas disciplinas, os conceitos de Direito do trabalho para conhecimento dos alunos, de maneira a torná-los multiplicadores para a comunidade”, disse a juíza Rachel Vilar, destacando ainda que o principal instrumento para esse trabalho são as cartilhas, que em forma de gibi e com palavras cruzadas, numa linguagem acessível, possibilita que o conteúdo chegue ao público-alvo, desde aqueles estudantes que já estão, ou os que entrarão no mercado de trabalho, até seus pais e amigos.
 
Nesta capacitação, são ministradas  aulas por magistrados, procuradores do trabalho, advogados, servidores e professores, de maneira a passar uma gama de conhecimento aos docentes, para que os mesmos se tornem multiplicadores em sala de aula, e os estudantes por sua vez, em suas regiões.
 
[CONVÊNIO]
Na tarde desta sexta feira, foi assinado o termo de convênio entre a AMATRA21, o TRT21, MPT/RN, a Anatra,  a secretaria Estadual de Educação do RN e OAB RN, para que cada um dessas instituições seja protagonista nessa entrega de conhecimentos, estando formalizados os direitos e deveres destes órgãos na execução do Programa ao longo do ano de 2019.
 
“Esse convênio permite ainda que os alunos visitem o TRT, o MPT e a OAB,  podendo conhecer como funcionam estes importantes Órgãos, entendendo o trabalho do juiz, do advogado e do Procurador do Trabalho, vivenciando, na prática, a acessibilidade à justiça”, completou Simone Jailil.
 
[ESCOLAS PARTICIPANTES]
Neste ano, participam do programa os seguintes centros profissionalizantes: CINEP, CEEP Prof. Hélio Xavier de Vasconcelos, CEEP Prof. João Faustino Ferreira Neto, CEEP Dr. Ruy Pereira dos Santos, CEEP Prof. Lourdinha Guerra, CEEP Ruy Antunes Pereira e Escola Municipal Ana Ribeiro Barbosa de São Miguel do Gostoso.
 
Foto: Ciro Pedroza

Autor: FLÁVIA FREIRE