Notícias

22 de abril de 2019

TRT-RN: Palestra vai tratar dos impactos do assédio moral na saúde do trabalhador

A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público.

Na próxima terça-feira (23), o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) vai realizar mais um encontro do projeto `Abril Verde" que reúne especialistas, no auditório da livraria Saraiva (Midway), às 19h, para debates sobre saúde e segurança do trabalho.

Participam desta segunda edição do evento, o juiz do trabalho e professor da UFRN, Luciano Athayde Chaves, e a procuradora regional do MPT da 14ª Região, Izabel de Queiróz Ramos, que discutirão os impactos do assédio moral na saúde do trabalhador.

A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público. Os interessados deverão chegar ao auditório meia hora antes do início do debate, que terá duração de 70 minutos: 20 minutos de exposição para cada convidado e 30 minutos para debate, a partir das perguntas do público.

 

Abril Verde

O mês de abril foi escolhido como marco para essa mobilização em razão de um grande acidente ocorrido numa mina no estado da Virgínia (EUA) em 1969.

Desde 2005, o Brasil tem no calendário oficial o dia 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Pelo menos um trabalhador morre a cada 15 segundos por causas relacionadas ao trabalho no mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A cada ano, dois milhões de pessoas morrem no mundo por doenças resultantes das atividades desempenhadas no trabalho, as chamadas doenças ocupacionais, e mais de 320 mil sofrem acidentes de trabalho fatais.

O Brasil é o quarto país do ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. Em 2017, 2.096 pessoas perderam a vida durante o trabalho, o que resulta em uma morte a cada quatro horas. Foram mais de 550 mil acidentes no período.

Durante todo o mês de abril, o prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) ficará iluminado de verde, à noite, para chamar a atenção da sociedade sobre a prevenção de acidentes de trabalho.

Autor: Ascom TRT21