Notícias

15 de janeiro de 2019

Posse dos novos dirigentes do TRT-RN marca início de semana, em Natal

Bento Herculano assumiu a presidência e a corregedoria do TRT-RN e Perpétuo Wanderley, a vice-presidência e ouvidoria.

No final da tarde desta segunda-feira (14), os desembargadores Bento Herculano Duarte Neto e Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro foram empossados para estarem a frente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), biênio 2019-20,  em sessão solene, no Teatro Riachuelo.

A solenidade em que Bento Herculano assumiu a presidência e a corregedoria do TRT-RN e Perpétuo Wanderley, a vice-presidência e ouvidoria, foi marcado por muita emoção com o registro dos 25 anos do TRT-RN, bem como a importante contribuição que a Justiça do Trabalho tem para com à população Norte-riograndense.

A associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região, AMATRA21, representada pelo presidente, o juiz do Trabalho Inácio Oliveira que compôs a mesa de honra.

Em seu discurso, Bento Herculano repetiu as palavras que em 1990, disse ao se tornar juiz, pedindo a Deus para que lhe mantivesse com  ânimo de fazer justiça, e destacando ainda a importância e atual situação da Justiça do Trabalho no Brasil.

“Espero que o ânimo de fazer justiça nunca me abandone pois ele é indispensável ao papel que passarei a cumprir de hoje até o final da carreira que hora abraço. Rogo à Deus que me ilumine nessa difícil missão de julgar”, disse presidente Bento Herculano, destocando que fará uma gestão democrática, compartilhada.

Na extensão da mesa, o juiz do Trabalho  Guilherme Feliciano, presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho - Anamatra, falou de amizade, unidade e alteridade.

“É uma honra imensa e um orgulho único, poder dirigir essa palavra à direção que tomou posse neste ato é que doravante estará diante da gestão do TRT-RN”, disse, se referindo ao amigo Bento, que destacou ter conhecido fora do campo da justiça.

 

Bento Herculano

O novo presidente e corregedor do TRT-RN é natalense, graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tendo ingressado na magistratura do Trabalho aos 23 anos de idade, em setembro de 1990, ainda junto ao TRT-PB.

Ao longo de sua carreira, foi juiz titular da Vara do Trabalho de Nova Cruz, da 2ª de Mossoró e da 8ª Vara do Trabalho de Natal.  Em 2014 tornou-se desembargador do TRT-RN, estando como vice-presidente, ouvidor e diretor da Escola Judicial, no últimos dois anos.

 

Bento Herculano também é professor titular de Direito do Trabalho da UFRN, autor de dezenas de livros e palestrante em nível nacional e internacional.

 

 

Maria do Perpetuo Socorro

A vice-presidente e ouvidora, Maria do Perpetuo Socorro Wanderley de Castro, é assuense. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em Direito pela UFPE e especialista em Direito do Trabalho (UFRN).

Atuou como Inspetora do Trabalho (Ministério do Trabalho) e procuradora do INSS e IAPAS, antes de se tornar juíza do trabalho em 1987, ainda no TRT-PB, quando presidiu as Varas do Trabalho de Macau e a 3ª de Natal.

Nomeada desembargadora em 1992, Perpétuo atuou junto ao Tribunal Superior do Trabalho, como desembargadora convocada e assessora do ministro vice-presidente Emmanoel Pereira.

Ela também é professora do Departamento de Direito Privado (Direito Civil) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Autor: FLAVIA FREIRE | Foto: Ciro Pedroza - Ascom TRT-RN