Notícias

07 de dezembro de 2018

Mais de 300 alunos festejam a Culminância do Programa TJC RN 2018

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (7), na sede da OAB/RN.

Mais de 300 alunos das sete escolas públicas do Rio Grande do Norte, que participaram do  Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) neste ano de 2018, reuniram-se na sede da OAB/RN, na manhã desta sexta-feira (7), para as apresentações de sua culminância. Bastante prestigiada por autoridades do mundo do Direito e da Educação, a solenidade de encerramento trouxe à tona, por meio do teatro, da música e da dança, os conhecimentos adquiridos, ao longo do ano, por esses jovens. 

O Programa de iniciativa da Anamatra, realizado pela Amatra da 21º Região, com apoio de parceiros, trabalha desde o início do ano a justiça, cidadania, os direitos e deveres do trabalhador, a partir de uma cartilha especial, com palestras, aulas e visitas guiadas, de maneira a diminuir a distância desses jovens para com temas tão importantes.

“Hoje nossos jovens amadureceram de uma forma especial, sabendo de seus direitos e deveres, como bons cidadãos, e mais, além do crescimento de cada um deles, nos fizeram crescer como escola e tornaram-se multiplicadores desses conceitos em suas  famílias e comunidades”, disse a diretora do Cenep, Marcelle de Lucena.

A abertura das apresentações foi realizada pelos alunos do grupo de teatro do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire -CENEP, com o espetáculo musical “Metamorfose”, contando com mais de 40 alunos, falando sobre a diversidade, dando destaque ao conceito de que ninguém é superior a ninguém.

A programação seguiu com o CEEP Dr. Ruy Pereira dos Santos, com a peça ‘Um passo para a liberdade’, e pelo musical e montagem, ‘Trabalho Infantil’ e ‘Escolinha Cidadã’, com a turma do CEEP Professor Hélio Xavier de Vasconcelos.

Já o CEEP Profª Lourdinha Guerra marcou presença com a linda apresentação de Hip hop ‘Na batida do rap’ e o CEEP Prof. João Faustino Neto, com a apresentação “Na contramão dos direitos”. 

“Assédio e discriminação Racial” foi representada Pelos alunos do CEEP - Ruy Antunes Pereira, finalizando com o “Direito do Trabalhador Rural” e “Trabalho Infantil”, do Cenep e da Escola Municipal Ana Ribeiro Barbosa de São Miguel do Gostoso, respectivamente.

A juíza do trabalho Simone Jalil, que coordena o TJC junto às juízas Marcella Alves e Rachel Vilar, em meio às apresentações tão bem trabalhadas, agradeceu.

“Esse momento é de gratidão. Gratidão a cada um de vocês por terem nos recebido com tanto carinho e de braços abertos - em suas escolas -  semeando a sementinha que plantamos. Somos gratos porque sabemos que temos aqui, a nossa frente, pessoas de bem, cientes de seus direitos e, claro, de seus deveres na sociedade”, pontuou Simone.

“Tudo o que apresentamos e representamos aqui hoje é resultado do trabalho realizado pelo TJC conosco. Pode parecer até brincadeira num primeiro momento, mas na verdade é o nosso entendimento das obrigações como cidadãos, de nossos direitos, que exprimimos através da arte”, finalizou Felipe Alves, de 17 anos, aluno do CENEP.

Estiveram presentes ainda, o advogado e presidente da Associação Norte Rio Grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra), Rodrigo Câmara, o presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho, Luiz Fabiano Pereira, procurador-chefe do MPT/RN, que saudaram o sucesso do TJC e reforçaram o significado desta iniciativa para a Justiça do Trabalho no Estado.

 

Autor: FLAVIA FREIRE