Notícias

03 de dezembro de 2018

AMATRA21 participa de evento com um dos mais influentes entre juristas e filósofos do Direito da atualidade, o alemão Robert Alexy

O jurista fez conferência sobre Colisão de Princípios, no auditório do Holiday Inn Natal.

Numa realização da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), em parceria com a Escola da Magistratura da Justiça Federal no RN, esteve nesta sexta-feira (30), em Natal, ministrando conferência sobre Colisão de Princípios, um dos mais influentes juristas e filósofos do Direito da atualidade, o alemão Robert Alexy.

O evento  aconteceu no Holliday Inn, contando com tradução simultânea pelo professor Rogério Luiz Ney da Silva e com a presença de magistrados, servidores e convidados da Justiça Federal do RN, TRT-RN e TRE-RN. 

A AMATRA21 se fez presente, e representada no dispositivo, pelo seu vice-presidente, Higor Sanches.

“Assistir à palestra do professor Alexy é beber diretamente da fonte da sabedoria.  É realmente um privilégio, pois ele é um dos maiores jusfilósofos da atualidade.  Foi um evento realmente grandioso e maravilhoso, um marco na historiado de nosso Tribunal”, destacou o vice-presidente.

 

Robert Alexy

nasceu na cidade alemã de Oldenburg, a 9 de setembro de 1945. Possui formação em Direito e Filosofia, Universidade Georg-August, de Göttingen. Seu PhD, defendido em 1976, rendeu o livro “Teoria da Argumentação Jurídica”, publicado em 1978 e difundido mundialmente. 

Em 1984, produziu outro trabalho de relevância internacional, “Teoria dos Direitos Fundamentais”, um clássico da Teoria do Direito. Essas duas obras constituem as pedras angulares da Filosofia do Direito de Alexy, que se compõe em um sistema jurídico, envolvendo os Direitos Fundamentais e a Argumentação Jurídica.

O reconhecimento ao trabalho de Robert Alexy está marcado pelos vários prêmios Honoris Causa que recebeu, em que contam, por exemplo, a universidades de Alicante, Buenos Aires, Lima, Teresina, Praga e Coimbra. Em 2010 foi condecorado com a cruz do mérito 1. classe da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha.

 

Autor: FLAVIA FREIRE