Notícias

19 de setembro de 2018

Anamatra cria comissão para debate de questões de gênero no sistema de Justiça

A Secretária e Diretora de Comunicação Social da AMATRA21, Daniela Lustoza Marques de Souza Chaves, faz parte do grupo.

O Conselho de Representantes da Anamatra, reunido nesta quarta (19/9), no Rio de Janeiro, aprovou criação de comissão para o para desenvolvimento de estudos, debates e proposição de ações associativas a respeito dos temas mulheres/gênero, especialmente considerando o desenvolvimento de políticas de inclusão e de participação equânime associativa e no sistema de justiça. A Comissão funcionará por um período de seis meses, ao final do qual apresentará conclusões.

Na justificativa para criação da Comissão, apresentada ao Conselho, aponta que, em conversas e reuniões entre magistradas, vem se consolidando a convicção de que as reflexões desenvolvidas ao longo dos anos, no que diz respeito ao princípio da igualdade no campo mais geral do mercado de trabalho, também precisaria se traduzir num olhar mais acurado sobre a equidade de gênero na carreira e no movimento associativo. “Trata-se de situações que chegam ao conhecimento e que indicam possíveis gargalos de igualdade, a demandar análise institucionalizada”, informa o documento.

A comissão será composta pelas diretoras da entidade, eleitas para o biênio 2015/2017, e, ainda, por três representantes indicadas pelo Conselho de Representantes, sendo presidida pela vice-presidente da Anamatra, Noemia Porto.  A Secretária e Diretora  de Comunicação Social da AMATRA21, Daniela Lustoza Marques de Souza Chaves, faz parte do grupo.         

Primeiros eventos - A primeira reunião presencial da Comissão acontecerá no dia 6 de dezembro, em Brasília, no dia subsequente à última reunião do Conselho de Representantes. O grupo também promoverá neste dia o 1º Encontro de Magistradas do Trabalho tendo como público-alvo as diretoras nacionais e regionais, com a finalidade traçar as primeiras reflexões em torno de estratégias de mapeamentos de demandas sobre igualdade de gênero que poderão subsidiar o trabalho da comissão.

Também está prevista a realização de seminário temático, em parceria com comissões similares da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em março de 2019.

 

Fonte: www.anamatra.org.br