Notícias

14 de setembro de 2018

Encontro institucional de magistrados do Trabalho da 21ª região chega ao fim

O último dia foi reservado às oficinas para discussões de ementas nas mais variadas temáticas.

A manhã do último dia do V Encontro Institucional de Magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, evento promovido pelo Tribunal, com apoio da AMATRA21, foi reservada às oficinas nas quais os magistrados apresentaram ementas para serem discutidas dentro das mais variadas temáticas.

O juiz do Trabalho Luciano Athayde Chaves coordenou a discussão sobre a Governança Colaborativa, com ênfase nas resoluções  194, 198 e 221 do Conselho Nacional de Justiça,  além dos novos desafios em face dos impactos institucionais da Reforma Trabalhista.

Sua colega, a juíza Simone Jalil  ficou à frente da oficina sobre estresse ocupacional na magistratura trabalhista, quando foram abordadas as estratégias individuais, sociais e coletivas de enfrentamento, de maneira a promover a valorização sociológica da Justiça do Trabalho.

E o vice-presidente da AMATRA21, Higor Sanches, trabalhou a independência funcional do magistrado  no contexto da Reforma Trabalhista.

Após esse momento, aconteceu a Plenária,  momento em que o fórum é ampliado, com a participação de todos os juízes,  para aprovação ou rejeição das ementas aprovadas nas comissões.

“O encontro trouxe resultados muito positivos no diálogo entre os magistrados e no amadurecimento coletivo de ideias para os rumos do Judiciário Trabalhista. Os enunciados aprovados reforçam a necessidade de que a independência judicial dos magistrados seja garantida e de que a Justiça do Trabalho evolua em termos de democracia interna, garantindo a participação crescente dos magistrados na administração da instituição”, finalizou Inácio Oliveira, presidente da AMATRA21.