Notícias

24 de agosto de 2018

TJC recebe alunos da rede pública em aula-visita ao TRT

Os estudantes seguiram num tour pelas varas, quando receberam informações técnicas e jurídicas do seu funcionamento.

Levando noções de Direito do Trabalho, Ética, Cidadania e Justiça, as coordenadoras do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) Rachel Vilar e Marcella Alves, receberam cerca de 80 alunos do Cenep Jesse Pinto Freire e Ceep Dr. Ruy Pereira, na manhã desta sexta-feira (24), para conhecer o funcionamento do Complexo Judiciário do Trabalho Ministro Francisco Fausto, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.

Após o momento inicial, que aconteceu no Tribunal Pleno, os estudantes seguiram num tour pelas varas, quando receberam informações técnicas e jurídicas do seu funcionamento. O TRT da 21a região é composto por 13 Varas do Trabalho, e  as Juízas Coordenadoras levaram os alunos às dependências da Sala de Audiências da 1ª Vara do Trabalho de Natal, onde os alunos tiveram uma profunda noção acerca da tramitação do processo do trabalho, das negociações entre as partes, da colheita das provas e da prolação da sentença, fazendo vários questionamentos, de forma a entenderem a tramitação processual.

“Eles sempre fazem perguntas bem específicas de nosso dia a dia e eu fico extremamente feliz com isso, porque sei que esses questionamentos  vão ajudá-los, seja quando vierem aqui como partes, ou mesmo advogados, juízes. Eles começam a entender a Justiça como algo acessível e que pode fazer parte da vida deles”, explicou Dra Rachel Vilar.

A estudante, de 16 anos, do primeiro ano do Ensino Médio, Isabelle Silva do Cenep Jessé Pinto Freire, disse que aulas de campo, como as oferecidas pelo TJC, abrem o leque de escolhas e conhecimentos que podem mudar a vida de muitas pessoas, inclusive a dela.

“Eu estou encantada com tudo isso aqui, em como um juiz, um advogado ou servidor podem ajudar a tantas pessoas com suas profissões. Quero isso para a minha vida e já me vejo andando por essas varas”,  contou Isabelle.

Opinião compartilhada por sua diretora, a Professora  Marcelle de Lucena, que disse já ter visto muitos de seus alunos optarem pelo Direito depois de todo conhecimento adquirido com este programa.

“É muito gratificante participar de tudo isso, principalmente porque nossos alunos conseguem se enxergar pertencentes à sociedade e capazes de alcançar tudo aquilo que desejarem”, disse a diretora Marcelle.

Os alunos dessas e de outras escolas ainda visitarão o Ministério Público do Trabalho e OAB.

 

TJC RN

O trabalho do TJC é coordenado pelas juízas do trabalho Simone Jalil, Rachel Vilar e Marcella Alves, e desde o início do ano promove ações como as capacitações para os professores, seguidos das visitas de magistrados, advogados, procuradores do trabalho e servidores, que ministraram palestras sobre os diversos temas da cartilha do trabalhador, que é trabalhada com os jovens, em suas escolas.

Este programa pertence à Anamatra e tem como parceiros a Amatra/RN, a OAB/ RN, o TRT do RN, a Anatra, o Ministério Público do Trabalho no RN, o Tribunal Regional do Trabalho do RN e a Secretaria de Educação e Cultura do RN.

 

ESCOLAS PARTICIPANTES

Neste ano, participam do programa as escolas públicas CENEP, CEEP Prof. Hélio Xavier de Vasconcelos, CEEP Prof. João Faustino Ferreira Neto, CEEP Dr. Ruy Pereira dos Santos, CEEP Prof. Lourdinha Guerra, CEEP Ruy Antunes Pereira e Escola Municipal Ana Ribeiro Barbosa de São Miguel do Gostoso

 

Autor: FLAVIA FREIRE