Marca Maxmeio

Notícias

Home · Notícias
03 de abril de 2018

Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador é lançado em Natal

A obra conta com a participação de centenas de autores do Brasil, entre eles, dois potiguares.

O Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador: conceitos, história, cultura foi lançado na noite desta segunda-feira (02), no Auditório do Ministério Público do Trabalho – MPT da 21ª Região.  A obra coletiva é organizada pelo médico Dr. René Mendes, da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT).

O dicionário reúne centenas de autores do Brasil -  entre eles, o procurador regional do Ministério Público do Trabalho Xisto Tiago de Medeiros Neto e o professor e juiz do Trabalho, Edwar Abreu Gonçalves, que é também o organizador do evento e conduziu um bate papo sobre o livro.

O dicionário enfoca as grandes questões das relações entre o Trabalho e a Saúde, atualmente marcadas por uma deterioração dos ambientes e condições de trabalho – de um lado - e pela complexidade dos impactos sobre a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, sobre a sociedade e sobre o meio ambiente, de outro.

“Essa obra é de grande importância no que diz respeito  ao conhecimento das questões de proteção à saúde no trabalho, de maneira que creio ser de extrema importância a divulgação”, afirmou o juiz do Trabalho,  organizador do evento Edwar Abreu Gonçalves.

Os verbetes são escritos por profissionais de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), médicos sanitaristas e do Trabalho, engenheiros de segurança do trabalho e meio ambiente, enfermeiros e técnicos de enfermagem, profissionais de gestão de pessoas e operadores do Direito do Trabalho (magistrados, procuradores e advogados).

Para o professor René Mendes, organizador da publicação, o dicionário é "uma ferramenta de trabalho técnico-científico, e deve contribuir para elevar o patamar de referência dos conceitos de Saúde e Segurança no Trabalho para os profissionais que operam com esses conceitos, bem como para  a sociedade e, claro, para os trabalhadores, que são protegidos pelos mesmos", destaca.