Notícias

27 de junho de 2017

Amatra 21 participa de seminário sobre Gestão Documental e Memória Institucional

Evento aconteceu na sexta-feira (23) e foi realizado em alusão ao 3º Dia do Arquivo do TRT 21, que integra 1ª Semana Nacional do Arquivo.

Com o auditório repleto de participantes de vários órgãos públicos, além de servidores e magistrados, a Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região particiou do Seminário sobre Gestão Documental e Memória Institucional, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT/RN), na última sexta-feira (23). O encontro foi realizado em alusão ao 3º Dia do Arquivo do TRT 21, evento que integra 1ª Semana Nacional do Arquivo, promovido pelo Ministério da Justiça e vinculado ao Arquivo Nacional.

Na abertura, o desembargador Bento Herculano Duarte Neto, vice presidente do Regional, destacou a importância de um evento que tem como objetivo conscientizar servidores e magistrados sobre a "importância da gestão documental como instrumento de preservação da memória institucional".

O juiz do trabalho Inácio Oliveira, presidente da Amatra 21 e da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do Tribunal, ressaltou que "a gestão documental ganha extrema relevância no contexto atual". "A verdade de hoje só se desenha se analisarmos o passado com o devido cuidado. E quanto passado está guardado em nosso arquivo judicial", afirmou.

A palestra do encontro ficou a cargo da juíza do trabalho Maria Cristina Diniz Caixeta, titular da 40ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, e integrante do Comitê de Preservação da Memória da Justiça do Trabalho do Tribunal Superior do Trabalho, que discorreu sobre "A importância da Gestão Documental para a preservação da Memória Institucional".

A primeira oficina do seminário teve como instrutor o servidor e arquivologista Emerson Carlos da Silva, que falou sobre a Avaliação e Seleção de Autos Findos com vistas a definir sua destinação final."

Finalizando o Seminário, o servidor Lirisnei Gomes de Souza, especializado em Tecnologia da Informação, apresentou um "Passo a Passo para gerar a lista de eliminação no Sistema de Acompanhamento Processual da 1ª Instância SAP 1".

Fonte: Ascom TRT21