Notícias

11 de abril de 2017

TRT-RN lança Abril Verde para alertar sobre combate às doenças do trabalho

O movimento tem o objetivo de estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança.

O edifício sede do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) e das Varas do Trabalho de Natal estará iluminado de verde durante todo o mês de abril.

O motivo é a campanha do Abril Verde, criada para alertar sobre a necessidade de prevenção dos acidentes de trabalho.

Neste ano, o foco da campanha serão os transtornos mentais relacionados ao trabalho, considerada a segunda maior causa de afastamento de trabalhadores.

Levantamento feito pelo Centro de Referência em Saúde Regional (Cerest) revelou que dos 536 trabalhadores hospitalizados em Natal no ano passado, vítimas de acidentes de trabalho, 49% sofriam de transtornos mentais.

O lançamento do Abril Verde na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte foi feito no último dia 04, pelos coordenadores do programa Trabalho Seguro no TRT-RN, juíza e associada da Amatra21 Simone Jalil e juiz Alexandre Érico.

O evento contou com a participação de magistrados e servidores, além da procuradora Regional do Trabalho, Ileana Neiva Mousinho, da diretora do Centro de Referência em Saúde Regional de Natal (Cerest), Tânia Maria Barbosa da Silva, representando a Secretária Municipal de Saúde de Natal, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Mármore, Granito e Pedras Ornamentais do RN, Albecin Tavares de Souza.

O "Abril Verde" é um movimento que tem como objetivo estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes.

A juiza Simone Jalil, uma das gestoras do Programa Trabalho Seguro na Justiça do Trabalho no estado, disse que, de acordo com dados do Ministério do Trabalho, "os transtornos mentais são a segunda causa de doença no trabalho". De acordo com ela, a preocupação ocorre também no serviço público, onde esse tipo de transtorno é responsável pelo maior número ausência ao serviço.

Já o juiz Érico Alexandre, também gestor do Trabalho Seguro no RN, chamou a atenção para a importância de uma conscientização maior com relação aos danos causadas pelos acidentes de trabalho, não só para o empregado, para sua família e ao próprio empresário. "O empregado que falta ao trabalho porque está doente está dando prejuízo ao seu patrão", destacou o juiz.

Nos últimos cinco anos, foram mais de 700 mil vítimas de acidentes de trabalho no mundo, muitos com mortes. "Morrem mais pessoas no mundo por causa de acidente de trabalho do que por conflitos armados, segundo dados da Organização Mundial do Trabalho (OIT)", revela Simone Jalil. "Só que nós nos chocamos com essas mortes nos conflitos, mas, muitas vezes, passamos desapercebidos pelas mortes devidos aos acidentes de trabalho".

Dentro das comemorações do Abril Verde no RN, a Justiça do Trabalho participará no sábado (8) de evento promovido pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Rio Grande do Norte (Sintest-RN) e do encerramento do "Abril Verde" na Procuradoria Regional do Trabalho no dia 27.

Fonte: Ascom TRT/21ª Região