Fotos dos Eventos


Culminância Geral do Programa
Data: 02/12/2009
  

Amadurecimento. Essa parece ser a melhor definição para a evolução do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (PTJC) no Rio Grande do Norte. No ano em que chegou ao interior do estado, em cinco escolas estaduais nos municípios de Parnamirim, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, o projeto de educação cidadã que prima pela aproximação do Poder Judiciário junto à população demonstrou potencial para crescer ainda mais.

Presente ao seu estágio final no ano de 2009 - uma grande reunião das escolas participantes para celebrar a culminância geral do projeto - o secretário estadual de Educação Ruy Pereira ressaltou o poder de transformação que o PTJC pode oferecer ao levar juízes e procuradores do trabalho às salas de aulas de escolas públicas para disseminar noções dos direitos e deveres envolvidos nas relações de trabalho.

O presidente da Amatra 21, magistrado Décio Teixeira de Carvalho, afirmou que a cada ano é verificada uma maior adesão e envolvimento dos alunos, com “boa participação e vibração”. “Isso só nos gratifica, pois um dos grandes objetivos do projeto é o estreitamento maior entre os alunos e o Judiciário. Queremos incutir a idéia do juiz político-social”. Décio Carvalho lembrou que há interesse do município de Natal em levar o programa para a sua rede no ano de 2010.

 

APRESENTAÇÕES

As escolas Roberto Krause e Josefa Sampaio levaram suas respectivas bandas de música para iniciar o evento. Em seguida foi a vez dos alunos da escola José Fernandes de Melo encenarem uma peça sobre o emprego doméstico e a necessidade de maior valorização destes empregados. A peça retratou situações de exploração e humilhações vivenciadas por uma empregada e como a Justiça do Trabalho atua na defesa do trabalhador. A participação da escola foi encerrada com a leitura de um cordel sobre direitos trabalhistas. Os alunos fizeram um agradecimento especial ao vice-presidente da Amatra, Dilner Nogueira, que levou o programa até Pau dos Ferros. Lá, as lições do PTJC foram ampliadas para toda a região do Alto Oeste por meio de um programa radiofônico.

A escola Roberto Krause trouxe uma encenação sobre a exploração do trabalhador no campo, denunciando situações de trabalho escravo. Esse também foi o tema de uma exposição feita após a peça, trazendo dados e estatísticas sobre esse problema que aflige o país.

A escola Josefa Sampaio apresentou o cordel “Trabalhador também é cidadão”, com rimas sobre temas como emprego, trabalho e cidadania. “Justiça e cidadania/precisam sair do papel/de qualidade de vida/merece o eleitor fiel” é um dos versos do trabalho. Os alunos também protagonizaram um programa televisivo em que uma juíza do trabalho esclarecia dúvidas da população. Para encerrar a participação, alunos cantaram letras de rap, de autoria própria, levantando a platéia do evento.

A culminância terminou com a entrega dos certificados de participação das escolas e com a esperada premiação dos vencedores do concurso de redações do PTJC. Os alunos vencedores foram agraciados com câmeras fotográficas digitais e as escolas receberam aparelhos de DVDs.

Embora não tenham participado da grande festa, os alunos das escolas Monsenhor Francisco Sales Cavalcante e Governador Dix-Sept Rosado, em Mossoró, e ao Centro Educacional José Augusto, em Caicó, também vivenciaram semelhante experiência em sala de aula.

 

  
Veja as imagens da evento
  
Área Restrita ao Associado
Usuário: 
Senha: 
 
 

Associação dos Magistrados do Trabalho da 21a. Região - AMATRA21
R. Raimundo Chaves, 2182 Sl. 302. Candelária
Natal/RN. Telefone (84) 3231-4287 / 99925-2862
E-mail: esmat21@amatra21.org.br / amatra21@amatra21.org.br

Expediente

Adonaipress